O Núcleo Português de Psicanálise presta a sua sentida homenagem ao Dr. Jorge Canestri, um dos mais proeminentes e brilhantes Psicanalistas da contemporaneidade. A sua figura ímpar e insubstituível ficará para sempre ligada ao percurso do Núcleo Português de Psicanálise, assim como presente na memória colectiva de todos nós. O NPP deixa aqui a sua homenagem através das palavras da Drª Jacqueline Amati Mehler, com quem o Dr. Jorge Canestri manteve uma enriquecedora e profícua proximidade. A Drª Jacqueline Amati Mehler, tão importante no nascimento e construção do NPP, continua a ser, ela própria, uma profunda fonte de inspiração para o NPP. Deixamos aqui as suas palavras.

“É com profunda mágoa que anunciamos o falecimento de Jorge Canestri, sexta-feira dia 7 de Maio de 2021: uma dolorosa perda não só para a sua família, para os seus amigos e para a Associação Psicanalítica Italiana, mas também para toda a comunidade psicanalítica.

Jorge Canestri nasceu em Buenos Aires em 1942, formou-se em medicina na Argentina e emigrou para Itália com a família quando a situação no seu país se deteriorou perigosamente e conduziu a uma das mais mortíferas ditaduras.

A sua formação como psicanalista teve lugar em Buenos Aires e o seu psicanalista foi M. Baranger. A partir daí tornou-se membro da APA (Associação Psicanalítica Argentina) e membro da IPA.

Tendo nós uma base comum na Argentina, Jorge contactou-me ao chegar a Roma, onde eu vivia desde 1974 e esse foi o princípio não só de uma profunda amizade mas também o de uma colaboração criativa e cultural constante. Esta última, não só de um ponto de vista clínico e científico, levou-nos em conjunto com Simona Argentieri à publicação de um livro intitulado “A Babel do Inconsciente”, traduzido em várias línguas. Também envolveu uma implicação conjunta activa e intensa no âmbito de diretrizes e políticas institucionais que nos confrontaram no interior da nossa Sociedade Psicanalítica Italiana original (SPI) com conflitos institucionais e éticos complexos até a IPA (International Psychoanlytic Association) reconhecer a nova Associação Psicanalítica Italiana (A.I.Psi.) onde Jorge foi muito activo, quer como presidente da A.I.Psi., quer como Diretor do Comitê de Formação e um dos professores mais brilhantes.

Enquanto a sua imensa cultura e competência  psicanalítica caracterizaram o trabalho clínico de Jorge e as suas actividades institucionais em Itália bem como a riqueza das suas publicações, rapidamente estas se expandiram para além do panorama Italiano, no seio da comunidade psicanalítica Europeia e internacional.  O seu forte talento institucional e aguçada sensibilidade levaram-no a tornar-se Presidente da Federação Europeia de Psicanálise (2016-2020), Presidente do Comité de Ética da IPA, Presidente do Congresso da IPA em França, membro do comité da IPA para a Investigação Conceptual e Empírica, e Presidente do Comité da IPA para Novos Grupos. Em 2004 foi distinguido com o Sigourney Award.

Os seminários de Jorge Canestri fascinaram candidatos e estudantes, mas não só. As suas conferências e apresentações, bem como as suas discussões de artigos apresentados por outros autores, revelavam profunda sabedoria e conhecimento de uma perspectiva clínica, sendo frequentemente muito originais e criativas. Uma das suas capacidades mais destacadas era a sua habilidade para expandir amplamente o pensamento, no interior de diferentes perspectivas culturais, permanecendo ao mesmo tempo firmemente vinculado à teoria e técnica da clínica psicanalítica.

Numa perspectiva cultural, ele era imensamente interessado e competente em epistemologia, neurociência e linguística. Também esteve envolvido no ensino da Psicologia em Saúde Mental na Universidade de Roma III.

Jorge Canestri esteve envolvido em publicações e conferências pelo mundo inteiro e muitos dos seus artigos foram traduzidos noutras línguas.Participou ativamente no interior do International Journal of Psychoanalysis como membro e ultimamente como Diretor da Direção Editorial Europeia.

A sua presença em Encontros, Conferências e Congressos contribuiu para enriquecer os debates.A falta de Jorge como amigo, como colega e como um dos psicanalistas mais brilhantes, será  profundamente sentida tanto em Itália como no estrangeiro.

Jacqueline Amati Mehler

 Em nome da Associação Psicanalítica Italiana (A.I.Psi.)”


Publications of Jorge Canestri (European Psychoanalytical Federation) »

Comments are closed.